Pular para o conteúdo
Início » Journal

Journal

Brazilian Journal of Botany – BRJB (antiga Revista Brasileira de Botânica; ISSN: 1806-9959) é a publicação oficial da Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP). A revista abrange uma ampla diversidade de temas em Botânica: fisiologia e bioquímica, ecologia, biogeografia, morfologia e anatomia, micologia, ficologia, palinologia, citogenética, biologia molecular e diversidade, botânica econômica, sistemática e filogenia. Publicada pela editora Springer em quatro edições anuais.

Maiores informações no site da Brazilian Journal of Botany:


Criação da Revista Brasileira de Botânica

A criação da Revista Brasileira de Botânica, atual Brazilian Journal of Botany, originou-se da constatação, por parte da comunidade científica no Brasil, da necessidade de uma revista científica brasileira de alto nível para publicação de trabalhos de Botânica, aberta a pesquisadores da área e desvinculada de instituições oficiais. Sua criação tem origem em discussões mantidas a partir de 1976 entre expoentes da Botânica no Brasil, incluindo o Dr. Walter Handro e Dr. Eurico Cabral de Oliveira, ambos do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), as Dras. Sonia M.C. Dietrich e Therezinha Sant’Anna Melhem do Instituto de Botânica de São Paulo, e Dr. Gil Martins Felippe da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em sucessivas reuniões, contando com a ajuda do Dr. Peter Gibbs da Universidade de St. Andrews e à época trabalhando na UNICAMP, foi redigido o Regimento Interno provisório de uma revista, que se chamaria Revista Brasileira de Botânica. Paralelamente, foram feitas diversas avaliações sobre a maneira de publicação e manutenção da Revista, se pelos seus próprios idealizadores, por meio de uma sociedade civil, ou se ligada a uma sociedade científica. Na ocasião, a Dra. Sonia Dietrich, então Vice-Diretora da Regional de São Paulo da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), cogitou a possibilidade da regional apoiar financeira e legalmente tal publicação. Assim, em Assembleia Geral Ordinária da Regional de São Paulo da Sociedade Botânica do Brasil de 26 de setembro de 1976, foi criada a Revista Brasileira de Botânica. Seus idealizadores foram inicialmente indicados como membros do Corpo Editorial. De acordo com seu Regimento Interno definitivo, a então Diretora da Regional de São Paulo da SBB, Profa. Dra. Nanuza L. de Menezes (Departamento de Botânica, IB/USP) passou a atuar como Editora-Responsável. Os volumes 1 e 2 da Revista Brasileira de Botânica foram publicados em 1978, em grande parte com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Ao longo dos anos, a Revista Brasileira de Botânica manteve sua qualidade e seu papel de destaque na divulgação de trabalhos na área de Botânica realizados no Brasil e no exterior, em grande parte devido à dedicação do seu Corpo Editorial e ao apoio financeiro da FAPESP e do CNPq. Graças aos esforços da Dra. Sonia M.C. Dietrich como Editora-Chefe e do Corpo Editorial, especialmente dos managing editors Eduardo Leite Borba e Solange C. Mazzoni-Viveiros, a revista passou a ser publicada totalmente em inglês a partir do volume 35 (2012) com o nome de Brazilian Journal of Botany (BRJB). A partir de janeiro de 2013, a BRJB passou a ser publicada pela Editora Springer, e este processo de internacionalização tem contribuído para atrair trabalhos cada vez mais robustos, colocando a BRJB como uma opção de destaque para autores do mundo todo.