Pular para o conteúdo
Início » A SBSP

A SBSP

Sobre a Sociedade Botânica de São Paulo

Fundada em 1981, a Sociedade Botânica São Paulo (SBSP) é uma organização sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades e institutos de pesquisa públicas e privadas que se dedicam ao ensino e à pesquisa da botânica em suas diferentes áreas, como a sistemática, filogenia e florística, bioquímica e fisiologia, ecologia e biogeografia, biologia reprodutiva, botânica estrutural, entre outras.


Histórico

Criação da Sociedade de Botânica de São Paulo

A Sociedade de Botânica de São Paulo (SBSP) surgiu a partir da Regional de São Paulo da Sociedade de Botânica do Brasil (SBB). Segundo narração do Prof. Dr. Gil Martins Felippe, Presidente Fundador da SBSP, em 1981, os botânicos do Estado de São Paulo, pessoas interessadas em Botânica, e os sócios da Regional de São Paulo da SBB, foram convocados por ele, então Diretor Regional, para uma Assembleia no Instituto de Botânica de São Paulo, a fim de discutir assuntos jurídicos da SBB, bem como analisar o futuro da Regional de São Paulo da SBB e a possível criação de uma nova sociedade. 
Para resolver o problema de falta de registro da SBB como pessoa jurídica na Receita Federal, a ideia sugerida pelos advogados e contadores, consultados na época, foi a criação de uma sociedade em São Paulo, legalizada, sob a responsabilidade da Revista Brasileira de Botânica. Daí partiu a ideia original de criar uma Sociedade Botânica em São Paulo filiada a uma Federação de Sociedades Botânicas do Brasil. A Federação seria a antiga SBB. Segundo essa proposta, cada estado passaria a ter sua sociedade estadual de botânica filiada à federação. O primeiro passo seria a criação da Sociedade de São Paulo e, depois, a dissolução da Regional de São Paulo e a passagem da Revista Brasileira de Botânica para a sociedade recém-fundada. 
Assim, na assembleia realizada em 18 de maio de 1981, foi oficialmente fundada a Sociedade Botânica de São Paulo. Os presentes na assembleia elegeram por unanimidade Gil Martins Felippe como Presidente e Neusa Diniz da Cruz como Vice-Presidente, com mandato até 31 de dezembro de 1982. A Assembleia elegeu também por unanimidade os membros do Conselho de Administração: Dra. Sonia Machado de Campos Dietrich, Dr. Ivany Ferraz M. Válio e Dr. João Semir, nomeados para o período que terminaria em novembro de 1981; Dra. Ingrid Yasbeck Assad Ludwigs, Dra. Yara Struffaldi de Vuono e Dr. Alcides R. Teixeira para o período que terminaria em novembro de 1982; e Dra. Rita de Cássia Figueiredo Ribeiro, Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley e Dra. Gilda M. de Fazio até novembro de 1983.
Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em 17 de junho de 1981, foi votada e aprovada por maioria, a dissolução da Regional de São Paulo da SBB. Esse foi o fim da Regional de São Paulo da SBB e o início da Sociedade Botânica de São Paulo. Alguns botânicos ainda fizeram tentativas para amenizar os problemas que haviam surgido com a criação da SBSP e dissolução da Regional de São Paulo da SBB, mas sem sucesso. Em 14 de agosto de 1981 a Sociedade Botânica de São Paulo conseguiu o registro da marca Revista Brasileira de Botânica/Brazilian Journal of Botany com o INPI. A partir de então a Revista passou a ser de fato da SBSP.
Depois de sua fundação, a SBSP continuou sua vida institucional administrada pelas diferentes diretorias que se sucederam, sempre mantendo a Revista como um de seus pilares e, hoje ainda, sobrevive e pretende ser uma sociedade cada vez mais forte, ativa e com grande visibilidade nacional e internacional, sempre mantendo sua revista, agora preferencialmente com o nome em inglês, Brazilian Journal of Botany, como referência mundial da Botânica brasileira e, por que não, da Botânica mundial.  


Missão e Objetivos

A missão da SBSP é promover a pesquisa e o ensino da Botânica como ciência que se dedica ao estudo da forma, da função, do desenvolvimento, da diversidade, da reprodução, da evolução e do uso econômico das plantas, bem como suas interações na biosfera terrestre.
Para cumprir essa missão, a SBSP tem por objetivos: (1) Mostrar a importância das plantas para o homem, passando por aspectos relacionados à sua classificação, anatomia, ecologia e meio ambiente, fisiologia, paisagismo e usos industriais e comerciais; (2) Promover a pesquisa e o ensino da Botânica em seus diferentes níveis; (3) Divulgar por meio de cursos e eventos os avanços no conhecimento nas diferentes áreas da Botânica; (4) Promover a realização de eventos científicos que visem a reunir e integrar os profissionais e estudantes da área de Botânica de todo o país para a divulgação de seus resultados de pesquisa, bem como oferecer a oportunidade para a discussão de temas atuais e o estabelecimento de colaborações entre pesquisadores e instituições.


Estatuto

Acesse AQUI o Estatuto da Sociedade Botânica de São Paulo.